1) O que é chá?

Você sabia que o chá é a segunda bebida mais consumida do mundo? Sim, o chá é mais consumido que o café (a primeira da lista é, claro, a água!). E todos os tipos de chá são provenientes da mesma planta, a Camellia sinensis. Mas e os chá de hortelã, camomila e mate, por exemplo? Tradicionalmente estas bebidas não são chamadas de chá, mas sim de infusão. Já os chás preto, branco, verde, oolong e pu-erh são compostos pelas folhas da planta do chá, passando por diferentes etapas de processamento.

Embed from Getty Images

Estas etapas geralmente incluem colheita, oxidação, secagem, mas alguns chás, como o pu-erh passam ainda por uma etapa de fermentação. Cada tipo de chá deve ser preparado com uma temperatura, tempo e quantidades diferentes. Se você já tomou um chá verde amargo, por exemplo, provavelmente alguma destas características estava inapropriada. É interessante utilizar sempre água filtrada, pois o cloro pode interferir no sabor do chá.

Embed from Getty Images

Como todos os chás são provenientes da mesma planta, seus benefícios à saúde são relativamente semelhantes. Uma das principais qualidades do chá é sua alta quantidade de polifenóis que, de uma maneira geral, “combatem” os radicais livres, entre outros benefícios. Além disso, os chás contém outros estimulantes (teína e teobromina) em maiores quantidades que a cafeína. Juntamente com o aminoácido raro L-teanina, encontrado apenas nos chás verde e branco, proporcionam energia enquanto relaxam o corpo, sem gerar aquele pico de energia como ocorre com o café. Não podemos reclamar também do fato de o chá não possuir calorias.

Outro fato interessante é que um chá de qualidade pode ser utilizado para mais de uma infusão. Aliás, utilizar as folhas apenas para uma xícara é um grande desperdício. Cada infusão vai extrair substâncias diferentes, e é interessante observar a variação no sabor a cada xícara. A cafeína, por exemplo, que é muito hidrossolúvel, é extraída quase totalmente na primeira infusão. Esta é uma ótima dica para consumir chá à noite: você pode descartar a primeira infusão. Já os polifenóis são liberados mais gradativamente. Mas o ideal é que as múltiplas infusões sejam preparadas sucessivamente ou ao longo do dia, pois as folhas podem degradar se armazenadas úmidas.

Então recapitulando:

  • O chá é a segunda bebida mais consumida do mundo.
  • Todos os chás são proveniente da Camellia sinensis.
  • O chá traz benefícios à saúde
  • É possível (e recomendado) preparar múltiplas infusões.

E por hoje é só! Espero que tenham gostado! No próximo post do nosso “curso” vamos conhecer um pouco mais sobre o chá verde. Até mais!

Referências bibliográficas: TeaClass e Chá Yê.

Anúncios

Um comentário sobre “1) O que é chá?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s