2) Chá Verde

Agora que você já sabe bem o que é chá, vamos conversar um pouco sobre o chá verde.

chá dragonwell

Processo

Para a produção deste tipo de chá, as folhas são colhidas, murcham, depois são secas e enroladas. Enquanto as folhas murcham, elas começam a perder umidade e a desenvolver o sabor e o aroma. A clorofila começa a degradar, e os níveis de cafeína sobem um pouco.

O principal diferencial do chá verde é que as folhas não oxidam (ou oxidam muito pouco). Para evitar que este processo ocorra, as folhas são aquecidas, por vapor ou em uma superfície quente. Basicamente, elas são “refogadas”. Isto inativa as enzimas, e impede que as folhas fiquem escuras. Simultaneamente, as folhas são enroladas em diferentes formatos, conforme o tipo de chá verde.

Existem vários subtipos comuns de chá verde, determinados por variações nos seguintes aspectos: local de plantio, a estação de colheita, a composição do chá (folhas/brotos), o tipo de secagem e o formato. Alguns tipos comuns são: Dragonwell, Gunpowder, Gyokuro, Sencha, Bancha e Genmai Cha (com adição de arroz tostado).

chá verde adagio

Preparo

Cada chá é diferente do outro, e por isso o tempo e temperatura ideal podem variar. Os outros ingredientes acrescentados no blend também podem interferir nestes parâmetros. Na dúvida, comece seguindo as instruções da embalagem e depois tente adaptar para seu gosto pessoa.

De uma forma geral, o chá verde é preparado a 80ºC, por cerca de 3 minutos. É interessante utilizar água filtrada, pois o cloro pode interferir no sabor. Caso você não tenha como controlar a temperatura da água, desligue o fogo assim que começarem a aparecer as primeiras bolhas de ar. No vídeo abaixo eu mostro em mais detalhes como preparar chá verde, de uma forma geral.

Chá verde é amargo?

Muitas pessoas têm esta impressão sobre o chá verde, mas isto provavelmente se deve ao preparo incorreto. Quando ele é preparado com água fervida, ou deixado em infusão por muito tempo, libera mais taninos e realmente deixa a bebida amarga. Um produto de má qualidade também pode ter esta característica indesejada. Quando preparado de forma correta, ele possui sabor bem agradável e pode ser tomado sem açúcar tranqüilamente.

bancha

Fontes: World of Tea, Tea Class,

3 comentários sobre “2) Chá Verde

Deixe um comentário